A que temperatura deve ser regulada a caldeira?

Conselhos para o Inverno: A que temperatura deve ser regulada a caldeira?

A que temperatura deve ser regulada a caldeira? Esta é uma questão que tem sido colocada muito nestes últimos meses, porque o Inverno está a aproximar-se e é altura de afinar o aquecimento e verificar a caldeira.

É frequentemente um dos aparelhos domésticos mais negligenciados, apesar da sua ligação ao nosso bem-estar. A manutenção de uma temperatura confortável em casa nos meses frios ou o gozo de água quente durante todo o ano depende disso.

Devido à sua utilização contínua, as caldeiras consomem muito e é importante optimizar o seu desempenho a fim de reduzir o consumo doméstico de energia. Hoje, na Aldro, falamos-vos de um dos métodos mais eficazes para o conseguir: programá-los à temperatura certa.

A quantos graus devo regular a caldeira?

Regular a temperatura da caldeira ajudá-lo-á a poupar na sua conta, mas a quantos graus deve regular?

Em princípio, a temperatura ideal para uma caldeira é a mais baixa possível desde que o conforto seja mantido dentro da casa.

A temperatura a que se coloca a caldeira depende também do modelo que se tem em casa. As caldeiras de condensação são as caldeiras mais eficientes porque optimizam ao máximo os recursos. Como a condensação do gás ocorre dentro da caldeira, a energia latente contida no vapor de água do gás de combustão que sai da chaminé é utilizada para produzir AQS. Desta forma, o calor desperdiçado é utilizado e menos combustível é consumido para alcançar os mesmos resultados.

De acordo com alguns fabricantes, a utilização adequada de uma caldeira de condensação irá poupar 15-30% de energia no aquecimento. Em água quente, estas poupanças podem ser de 20% em abastecimento a 80°C e 20-30% em abastecimento a 60°C.

Além disso, os peritos concordam que mesmo nas suas piores condições de funcionamento, as caldeiras de condensação são mais eficientes do que outros tipos de caldeiras.

Por outro lado, utilizar uma caldeira para o aquecimento da casa não é o mesmo que utilizá-la para o aquecimento e produção de água quente em casa. No primeiro caso, uma temperatura de 55-60 °C pode ser suficiente. Para as caldeiras de combustão mista, a recomendação é de estabelecer uma temperatura de 40-50ºC ou ligeiramente superior (50-60ºC) se tiver um tanque de armazenamento. Lembre-se, no entanto, que a água não sai da torneira ou do chuveiro a esta temperatura, mas é misturada com água fria no ponto de consumo.

Os graus a que a caldeira deve ser colocada também variam em função da temperatura exterior e do isolamento da casa. Assim, em casas com perdas de calor localizadas em regiões geográficas frias, a caldeira deve trabalhar a graus mais elevados. Por outro lado, em casas isoladas ou em áreas com Invernos amenos, a caldeira pode alcançar um excelente desempenho operando a temperaturas mais baixas.

A que temperatura está definida a caldeira se eu tiver radiadores?

O tipo de emissores de calor também determina a temperatura a que uma caldeira é colocada. Para sistemas de aquecimento por radiadores, a temperatura óptima da caldeira situa-se entre 60 e 70 °C.

Nos sistemas de aquecimento por piso radiante, a temperatura da caldeira não deve exceder 50 °C, pelo que uma temperatura da caldeira de 35-40 °C pode ser suficiente para aquecer a casa.

Finalmente, se tiver bobinas de ventoinha, a temperatura da caldeira deve ser de cerca de 60 °C.

Outras dicas para poupar dinheiro com a sua caldeira no Inverno

Para além de saber a que temperatura regular a sua caldeira, é também uma boa ideia…

  • Verificar a pressão. Quando verificar a sua caldeira, verifique a que pressão está a trabalhar. Idealmente deveria ser de 1,2 bar, com um intervalo de 25% acima ou abaixo.
  • Utilizar termóstatos. Outra recomendação para reduzir o consumo de energia da caldeira é a utilização de termostatos inteligentes. Graças a estes dispositivos, poderá ligar ou desligar a caldeira de acordo com as suas necessidades de aquecimento ou os seus hábitos de consumo de água quente. As válvulas termostáticas nos radiadores também lhe permitem controlar a temperatura em cada sala de acordo com as suas necessidades.
  • Manter uma temperatura constante. Evitar que a sua casa fique demasiado quente ou demasiado fria pode ajudá-lo a poupar dinheiro com a sua caldeira. 21-22 °C durante o dia e 18-19 °C durante a noite são as temperaturas de referência para o aquecimento no Inverno.
  • Efectuar uma boa manutenção. As caldeiras de gás precisam de ser verificadas regularmente por profissionais qualificados. Deve também verificar se as ligações de electricidade, gás e água estão em boas condições para evitar avarias. Pode fazê-lo você mesmo e não vai demorar muito.
  • Verifique a sua tarifa de gás. Uma última (e não menos importante) dica para poupar com a sua caldeira é encontrar uma tarifa de gás que se adapte às suas necessidades reais de consumo de energia.

Com estes serviços e dicas da Aldro, a poupança na sua conta de energia será mais fácil este Inverno.

 

Esta entrada foi publicada em Dicas e Truques. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

three × 5 =